História

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi criada no dia 9 de setembro de 1927, pela Lei 959, tendo como primeiro regente o 1º Sargento Músico Balbino de Sousa. É considerada uma das mais antigas e tradicionais bandas de Minas Gerais.

Desde a sua criação, tem sido um elo de relacionamento com a sociedade. Cabe-lhe, por exemplo, participar das paradas, desfiles, solenidades cívicas e militares, executando músicas de estilo, pontuando as apresentações do Corpo de Bombeiros.

A Banda de Música possui passado memorável na Corporação, quando era também responsável por educar musicalmente os soldados, cujas ordens de comando, em plena ação contra o fogo, eram transmitidas pelos toques de clarins.

Foi declarada patrimônio Cultural Mineiro em 23 de dezembro de 2016, através da Lei Estadual nº 22.462. Essa mesma Lei Estadual mudou a denominação para Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Os vistosos uniformes, os instrumentos brilhantes e as harmoniosas evoluções, são partes de um espetáculo fascinante que toca no coração dos mineiros. Atualmente é composta por 45 músicos, sob a chefia e regência do 2º Tenente Músico Samuel Rogério Alves Antunes.

capa de cd
Capa do LP gravado pela Banda de Música, em julho de 1967.